Por que investir tempo e dinheiro para elaborar um bom projeto de instalações prediais?
Ao construir um imóvel, todos sabem da importância de um bom projeto arquitetônico, que auxilia na hora da construção e para a legalização da obra.
Porém, quando se trata de um projeto de instalações prediais elétricas e hidrossanitárias, as pessoas normalmente não veem a importância de realizar esses projetos porque não são necessários para a legalização da obra.
Nesse artigo, explicamos a real importância do projeto de instalações prediais elétricas e hidráulicas e os 8 principais benefícios.
1 – Economizar nas contas de água e luz:
Emendas mal feitas, materiais de baixa qualidade e não apropriados são constantemente grandes responsáveis por desperdício de água e energia.
Um fio elétrico de tamanho não adequado pode esquentar mais do que o devido, provocando perda de energia, por exemplo.
Com um projeto de instalações bem elaborado, erros como esses podem ser facilmente evitados.
Além do projeto, consultar um profissional para entender como adotar medidas mais sustentáveis como captar água da chuva ou utilizar energia solar pode ser uma ótima alternativa para economizar.
Com isso, um projeto de instalações bem feito pode reduzir significativamente as contas de água e luz em casas e empresas.
2 – Evitar desperdiço de materiais durante a obra:
Muito se tem falado sobre o desperdício de materiais na construção civil.
Aquele cenário em que o cliente vai diversas vezes na loja de construção, durante a execução da obra, para comprar diversos tipos de materiais, sendo que boa parte deles sobra, é cada vez mais comum.
Esse cenário pode ser evitado com um bom projeto de instalações, que ajuda a estimar melhor a quantidade e o tipo dos fios, eletrodutos e canos que serão utilizados antes da obra começar, ajudando também a determinar melhor o orçamento e economizar.
Infelizmente, incêndios em fiação elétrica ainda é algo muito comum e o número de vítimas por choque elétrico não é pequeno.
No Rio de Janeiro cerca de 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos, segundo o Crea-RJ.
Muitos desses acidentes são provocados por erros nas instalações elétricas que poderiam ser evitados através de um projeto de instalações bem elaborado.
Sendo assim, é importante lembrar que uma instalação elétrica não deve ser feita apenas para funcionar, mas também para ser segura.
3 – Evitar problemas futuros com instalações mal projetadas:
Nada pior do que o disjuntor desarmar durante o banho, ligar um aparelho novo na tomada e ele simplesmente queimar ou ainda, não conseguir identificar o local exato da infiltração de água e ter que derrubar paredes inteiras para consertar.
Todas essas situações podem ser evitadas com um projeto de instalações prediais que vai determinar adequadamente a carga do seu circuito evitando que o seu chuveiro desarme ou que o seu aparelho queime.
Além de deixar esquematizada a localização dos canos , o que pode auxiliar na hora de realizar modificações ou reformas para a troca de materiais envelhecidos.
*Atendemos a NBR-5410 que é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão, além de trabalharmos com modernização de PC de luz.
Precisa de serviços profissionais de elétrica e hidráulica para sua edificação? Clique aqui e solicite seu orçamento.