Pela quarta semana consecutiva, não foram registrados óbitos (Foto: Gumpanat/Shutterstock)
Texto: Vinícius Veloso
De acordo com dados do SindusCon-SP e do Seconci-SP, a quantidade de profissionais infectados passou de 0,07% para 0,05% do total de trabalhadores do setor.
17/08/2021 | 17:20 – Mesmo com a ameaça da variante Delta, que é mais transmissível, os números da Covid-19 continuam em queda nos canteiros de obras do Estado de São Paulo. Segundo a 64ª edição da pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, os casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus passaram de 0,07% (entre 29 de julho e 4 de agosto) para 0,05% (de 5 a 11 de agosto) — considerando o total de trabalhadores do setor. O estudo realizado semanalmente pelo SindusCon-SP e pelo Seconci-SP destaca também que as suspeitas de infecção caíram de 0,17% para 0,16% no mesmo período.
Pela quarta semana consecutiva, não foram registrados óbitos. Além disso, nenhum trabalhador precisou de internação hospitalar nos últimos 21 dias. Os bons resultados podem ser atribuídos ao avanço da vacinação e à manutenção das medidas protetivas, como o uso de máscara e álcool em gel. “Dentro de alguns dias, toda a população acima de 18 terá tido a oportunidade de receber a primeira dose ou a dose única da vacina. Cabe-nos agora estimular quem ainda não se vacinou a fazê-lo, e tomar a segunda dose na data certa”, recomendam Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP.
Detalhes da pesquisa
Na 64ª edição do estudo, foram coletadas informações de 50 empresas, responsáveis por 587 obras e 39.431 empregos diretos e terceirizados, de 5 a 11 de agosto. Todos os participantes afirmaram que executam a aferição de temperatura dos profissionais e adotam procedimentos para higienização das mãos, assim como oferecem orientações diárias sobre a prevenção da Covid-19 e realizam demarcações em áreas de vivência. As empresas disseram, ainda, que estão atualmente com 98% do pessoal trabalhando e que nenhuma obra está paralisada.
Ainda em relação às empresas participantes, 98% orientam a sua equipe sobre a limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e elaboram informativos impressos para fixação em locais de circulação; 94% oferecem máscaras para uso no transporte e no canteiro, além de instituírem horários escalonados de entrada, saída e refeições; 88% divulgam entre os seus trabalhadores os materiais orientativos do SindusCon-SP e do Seconci-SP; e 83% fazem a distribuição de informativos eletrônicos com detalhes sobre a pandemia.
Para participar da pesquisa, os interessados devem enviar e-mail para: [email protected]. A entidade entrará em contato para inclusão da empresa na enquete (com garantia de sigilo das informações).
Fonte: AECWEB – https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/numeros-de-casos-de-covid-19-continuam-em-queda-nos-canteiros/22506