De acordo com Moliterno (2010), o telhado compõe-se de duas partes principais:
- Cobertura: A cobertura pode ser de telhas cerâmicas, telhas de concreto (planas ou capa e canal) ou de chapas onduladas de fibrocimento, aço galvanizado, madeira aluminizada, PVC e fiberglass.
- Armação: Corresponde ao conjunto de elementos estruturais para sustentação da cobertura; ou seja, temos elementos tais como: ripas, caibros, terças, tesouras e contraventamentos.
A superfície do telhado pode ser formada por um ou mais planos (uma água, duas águas, quatro águas ou múltiplas águas) ou por uma ou mais superfície curvas (arco, cúpula ou arcos múltiplos).
Ou seja, as coberturas podem ser construídas nos mais diferentes formatos, dando origem a diversos tipos de coberturas.
Na hora de escolher o telhado para sua casa é preciso prestar bastante atenção, por isso, separamos algumas dicas que vão lhe auxiliar nesse processo. Preste bastante atenção.
1 – Telhado de Cerâmica:
Os telhados de cerâmica são construídos com telhas de cerâmica e é uma das mais antigas e mais comuns coberturas de edificações. Esse tipo de cobertura de telhado é uma excelente barreira térmica.
2 – Telhado de concreto:
O telhado de concreto é o mais recente de todos. Esse tipo de telhado também proporciona o conforto térmico e também a versatilidade de cores e formas. Além de serem impermeáveis a chuva, pois a cerâmica absorve um pouco de água.
3 – Telhado de Fibrocimento:
Esse tipo de telhado é resistente e leve, porém precisam ser bem fixadas para que não haja problemas com ventos e chuvas.
4 – Telhado de vidro:
O telhado de vidro é excelente para quem deseja ter uma entrada de luz no ambiente. Esse telhado normalmente é colocado junto com telhado de cerâmica ou de concreto, por isso o vidro é do mesmo modelo que esse tipo de telhado.
5 – Telhado Metálico Galvanizado:
Esse tipo de telhado é de aço e podem ser tanto galvanizado como zincado. Esse tipo de telhado é tapezoidal e com um perfil ondulado.
6 – Telhado Metálico Galvalume:
Esse telhado tem esse nome devido a chapa de aço que é revestida com uma camada de liga Al-Zn. É um tipo de telhado que oferece resistência e durabilidade.
7 – Telhado termoacústico (Sanduíche):
Esse telhado tem duas telhas convencionais que são preenchidos com lã de vidro ou de rocha. Por isso se chama telha sanduiche ou também pode ser apenas uma única telha metálica com revestimento inferior. Com esse telhado, há uma constante troca de calor externo e interno.
8 – Telhado Ecológico:
Esse tipo de telhado é constituído por camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume. Essas telhas podem ser encontradas nas cores verde, vermelha, preta e marrom. Esse tipo de telha é fácil de instalar e são leves.
9 – Telhado Calhetão:
Esse telhado é muito difícil de ser visto. É um modelo que permite que o telhado tenha uma inclinação reduzida. É ideal para cobertura de vãos maiores.
10 – Telhado com telha translúcida de Polipropileno:
Esse outro tipo de telhado é feito com telha translúcida de polipropileno. Essa telha é composta por resinas termoplásticas que contribuem para o favorecimento da luminosidade natural do local, deixando o ambiente mais claro.
Precisa construir ou reformar o telhado ou cobertura de sua edificação? Clique aqui e solicite seu orçamento.